Placas de Drywall para teto

O que são as placas de Drywall?

As placas de Drywall, também chamadas de placa de gesso, gesso laminado ou gesso acartonado, é um material de construção versátil, utilizado para cobrir ou criar paredes e tetos. Ele é feito de sulfato de cálcio hidratado, com ou sem aditivos, e pressionado contra um revestimento de cartão.

Os três tipos de placa mais utilizados no Brasil:

1- Placa branca ou cinza Standard, também conhecida pela sigla “ST”.

É a mais utilizada em paredes e forros, desde que sejam áreas secas e ambientes que não precisem de resistência ao fogo. Com a placa ST é possivel criar paredes e forros com isolamento acústico, acrescentando lã de vidro ou lã de pet entre as placas, no caso de parede, ou acima da placa, no caso de forros.

2- Placa rosa com resistência ao fogo, também conhecida pela sigla “RF”.

Essa placa é indicada para ambientes que precisam de maior resistência ao fogo, como escadas enclausuradas, saídas de emergência e ambientes com riscos de incêndio. Por isso, em sua composição existe a fibra de vidro, que aumenta essa resistência ao fogo, cumprindo os requisitos da NBR 15.575.

3- Placa verde, também conhecida pela sigla “RU”.

Esse tipo de placa é utilizada em ambientes que possuem áreas úmidas, onde em algum momento poderá ter contato com umidade, direta ou indiretamente. Alguns exemplos de ambientes em que a placa RU é indicada: cozinha, sanitário, área de serviço, lavanderia, entre outros. Para que sejam resistentes a umidade elas possuem em sua composição componentes hidrofugantes. Porém, é importante salientar que essa placa não é à prova d’água, não resiste a umidade constante.

Para utilização em teto, as placas de drywall mais comum são a ST, e a RF no caso de ambientes que necessitem de resistência a fogo.

 

Postagens Recomendadas
Piso vinílico sobre cerâmica